No processo de globalização hegemónica da educação, com repercussões ao nível das políticas educativas nacionais, são evidentes as pressões no sentido da uniformização dos currículos escolares. Todavia, o currículo não envolve apenas a dimensão instituída ou prescritiva, havendo, pelo contrário, ao nível das escolas, um espaço de apropriação, recriação e inovação no âmbito da realização do currículo (dimensão instituinte). Desta sorte, o processo de globalização não exclui, antes exige, que a escola, no quadro da autonomia que lhe conferem os normativos, assuma os desafios da promoção da qualidade, tendo em conta a sua especificidade institucional e contextual, através de projectos educativos e curriculares, concebidos e realizados mediante um amplo envolvimento dos agentes educativos e da comunidade.
Eis o texto integral do artigo:
O projecto educativo de escola no contexto da globalização
Bartolomeu Varela
19 de Dezembro de 2011 às 15:30 |
Estimado professor, obrigado por partilhar o seu interessante trabalho. Na minha escola, estamos empenhados em avançar com um projecto educativo. O seu texto ajuda-nos bastante. Se tiver dificuldades, podemos contactá-lo? Escreverei através do e-mail.
19 de Dezembro de 2011 às 16:00 |
Caro professor Eduardo, agradeço o seu comentário. Fico à espera do seu contacto, via-email, para eventual apoio. Abraço. BV
8 de Outubro de 2013 às 9:21 |
Caro Professor Bartolomeu Varela. Admiro e acompanho seu trabalho e a luta que tem travado no sentido de ensinar e transmitir as várias vertentes da didática ao nível dos currículos, é louvável. Porém, gostaria de estreitar mais a comunicação com o senhor professor. Obrigada